PUBLICADO POR Agência Evidence | 12 de junho de 2023 |
imagem de exibicao

A gripe influenza é uma doença viral comum que afeta milhões de pessoas todos os anos. Ela é uma doença respiratória causada pelos vírus influenza.

Por sua vez, apresenta uma série de sintomas característicos, como febre, dor de garganta, tosse, dores musculares, fadiga e dores de cabeça. Embora a gripe e o resfriado comum compartilhem alguns sintomas semelhantes, eles são causados por vírus diferentes.

Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

A melhor forma de evitar a gripe é por meio da prevenção, como a vacinação anual contra a gripe, a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e evitar o contato próximo com pessoas infectadas.

A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para prevenir a gripe. Embora não exista uma cura para a gripe, existem abordagens para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

A gripe influenza é uma doença séria, mas podemos tomar medidas para nos proteger e proteger aqueles ao nosso redor. Lembre-se sempre da importância da vacinação e da adoção de hábitos.

Fonte: Ministério da Saúde

TAGS: