PUBLICADO POR Agência Evidence | 12 de junho de 2023 |
imagem de exibicao

É importante conhecer os significados das tarjas em cada medicação na qual você pode adquirir ou administrar, pois os medicamentos atuam e provocam alterações em diversos sistemas no organismo, desde os mais simples até os mais complexos.

Não tarjados: esses medicamentos são isentos de prescrição (MIPs), podendo ser adquirido na compra direta. Geralmente ficam exposto em contato direto ao cliente. Podem ser citados como exemplo, Dipirona, Dorflex, Aspirina, Neovalgina, Torsilax.

 Tarja vermelha sem retenção de receita: medicamentos que necessitam da apresentação da receita mediante ao farmacêutico responsável para aquisição, porém não fica retida na farmácia. São medicamentos que tem contraindicações e podem provocar efeitos colaterais graves. Na tarja vermelha está escrita impressa a mensagem “venda sob prescrição médica”.

Tarja vermelha com retenção de receita: medicamentos que necessitam que a receita seja entregue ao farmacêutico responsável para adquirir o medicamento, essa sim fica retida na farmácia. Só podem ser vendidos com receituários normais de cor branca.

Tarja preta: medicamentos que representam ação sedativa ou que ativam o sistema nervoso central. Tais medicamentos só podem ser vendidos com receituário especial de cor azul.

Tarja amarela: são medicamentos genéricos e deve conter a inscrição “Medicamento Genérico”, na cor azul.

TAGS: