PUBLICADO POR Agência Evidence | 12 de junho de 2023 |
imagem de exibicao

Os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, com vencimento entre março e junho de 2021, que não realizarem o exame toxicológico periódico podem receber multa no valor de R$ 1.467,35, a partir desta quinta-feira (dia 1º de julho). Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), a exigência impacta mais de dez milhões de condutores, especialmente motoristas profissionais.

De acordo com o calendário de fiscalizações, a entidade estima que 115 mil motoristas, que fazem parte do grupo com documento vencido até junho, ainda não realizaram seus exames toxicológicos periódicos.

A nova regra está na Lei 14.071, sancionada em outubro de 2020, e estabelece que motoristas com CNHs nas categorias C, D E com idade inferior a 70 anos, realizem o exame toxicológico com periodicidade de 20 anos e 6 meses, a contar da data de emissão ou da renovação da CNH.

EXAME TOXICOLÓGICO

É um exame que detecta o uso regular de drogas pelo prazo mínimo de 90 dias à data anterior da coleta da amostra. Pode ser feito com pelos ou fios de cabelo.

A análise de cabelo e pelos é o procedimento mais apropriado para identificar a presença de vestígios de drogas no organismo por períodos mais longos. Ao ser consumida, a substância entra na corrente sanguínea e pode ser detectada no interior dos fios de cabelos e pelos.

O exame toxicológico de larga janela de detecção é simples, rápido, não invasivo e indolor. Não exige qualquer preparo prévio do motorista.

TAGS: