
O exame de DNA é um dos mais conhecidos do mundo. Se você já ouviu falar do “Programa do Ratinho”, onde é realizado o famoso “Teste de DNA”, sabe bem do que estamos falando. Sempre vimos as discussões acerca da paternidade entre os participantes, que rende muito entretenimento e até risadas por parte telespectador. Nesta matéria, o Laboratório Bioanálise explicará como se dá o procedimento de identificação da compatibilidade dos genes. Vamos lá?
O que é?
O Teste de Paternidade é um tipo de teste de DNA cujo objetivo é encontrar a probabilidade de vínculo biológico entre dois indivíduos: um suposto pai e um suposto filho. É basicamente é a leitura dos genes de uma pessoa. Saber qual é a sua estrutura, em quais cromossomos estão localizados, se estão modificados ou danificados.
Como o procedimento é realizado?
É utilizado o método de comparação entre os marcados genéticos. É necessário coletar amostras de algum fluido corporal que pode ser o sangue, saliva, unhas, fios de cabelo ou esperma. Utiliza-se equipamentos sofisticados chamados “Sequenciadores de DNA”. Aqui no Laboratório Bioanálise, é tudo feito com o máximo de qualidade e precisão.
Em seguida, será gerado um índice de probabilidade de vínculo biológico. Esse índice determinará em porcentagem – que poderá ser de 0% a 99,99% – a probabilidade de o homem submetido ao teste ser o pai do filho ou filha em potencial.
Quanto tempo leva?
Tudo depende do que está sendo analisado no teste de DNA. Sequenciamentos de todo o DNA, como os feitos nos testes de paternidade, pode demorar até 2 semanas. Já exames que procuram mudanças específicas no DNA podem demorar até menos de 24 horas.
Informações: Minha Vida e Genera
Gostou do nosso conteúdo? Se restou alguma dúvida, venha conhecer o Laboratório Bioanálise! Nossa equipe é composta por 11 profissionais altamente treinados, oferecemos excelência na realização de diagnósticos através de uma ferramenta eficaz que garante privacidade, sigilo absoluto e segurança no acesso aos resultados de exames. Sua saúde em boas mãos!