PUBLICADO POR Agência Evidence | 12 de junho de 2023 |
imagem de exibicao

Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, que são ricos em fibras e antioxidantes que podem ajudar a reduzir o LDL.

O colesterol nos dias de hoje tem sido um dos vilões para quem tenta manter hábitos saudáveis na alimentação, isso porque ele atrapalha a qualidade de vida.

Os alimentos que estão presentes em muitas casas, como os fast foods por exemplo, possuem um alto teor de gorduras, o que contribui para o aparecimentos de muitos problemas de saúde, assim como o aumento do colesterol.

O colesterol, conhecido como o colesterol “ruim”, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade.

Essa parcela do colesterol total fica acumulada nas paredes das artérias, e quando estão elevados aumenta o risco de desenvolver algumas doenças, como por exemplo: insuficiência arterial, o infarto ou derrame cerebral.

Os níveos considerados normais do colesterol LDL em pessoas saudáveis devem ser abaixo dos 130 mg/dL sangue, já para quem tem quadro de risco não pode ultrapassar os 70 mg/dL.

O exame de colesterol, também conhecido e chamado por laboratórios de painel ou perfil lipídico, tem a função de mostrar os níveis de colesterol e triglicérides presentes na corrente sanguínea.

Alimentos para reduzir o colesterol ruim

Agora que já entendemos que o que é o colesterol e quais exames são necessários, vamos ver quais alimentos abaixam consideravelmente os níveis do colesterol.

Consumir proteína a partir de fontes saudáveis, como o frango, peixes, feijão, lentilha, grão de bico, nozes, são boas opções.

Opte por substituir as gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas, aquelas que estão presentes no azeite de oliva, abacate, salmão, atum etc.

A redução do consumo de alimentos processados, os famosos fast food e alimentos que são fritos, são fontes de gorduras ruins para organismo.

Alimentos integrais, como arroz integral, pão integral e massas são ricos em fibras e nutrientes.

Vale ressaltar que para manter uma alimentação balanceada nestes casos também é importante consultar profissionais especializados que possam passar uma dieta equilibrada.

TAGS: