
Estamos no primeiro semestre de 2019 e já foram registrados mais de 140 casos de Dengue na cidade de Osvaldo Cruz. Muitos conhecem a doença, sabem seus sintomas e a forma de prevenção. Dessa forma, o Laboratório Bioanálise explicará o modo como o vírus atua no organismo, a partir do momento em que ocorre a infecção.
O ciclo se inicia quando o mosquito Aedes Aegypti pica uma pessoa infectada. A partir daí, no mosquito, o vírus multiplica-se no intestino e vai sendo transportado até chegar às glândulas salivares, tornando-se apto à transmissão. No ser humano, após a picada do mosquito, ocorre o ciclo de replicação viral, e em seguida, acontece a disseminação do vírus no organismo do doente.
O vírus da Dengue promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção. O que mais vemos por aí é o vírus atacar o sistema imunológico e causar a desidratação. Além disso, os vasos sanguíneos ficam mais porosos, ocasionando a perda de proteína e água do sangue. Ô mosquitinho que causa um estrago!
Os primeiros sintomas como febre, dor de cabeça e mal-estar surgem após um período de incubação que pode variar de dois a dez dias. Caso você sinta esses sintomas, procure um médico imediatamente. O Laboratório Bioanálise realiza teste rápido da dengue e homogramas, que auxiliam no monitoramento do paciente que está infectado.
Gostou do nosso conteúdo? Se restou alguma dúvida, venha conhecer o Laboratório Bioanálise! Nossa equipe é composta por 11 profissionais altamente treinados, oferecemos excelência na realização de diagnósticos através de uma ferramenta eficaz que garante privacidade, sigilo absoluto e segurança no acesso aos resultados de exames. Sua saúde em boas mãos!