PUBLICADO POR Agência Evidence | 12 de junho de 2023 |
imagem de exibicao

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes aegypti, infectado com o vírus transmissor. Diferente do comportamento do mosquito comum, o Aedes aegypti pica durante o dia.

Os sintomas da dengue são: febre aguda, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e vômito. Logo após 3 ou 4 dias da febre, podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e coceira.

Existem 4 sorotipos diferentes do vírus Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Quem já contraiu um sorotipo não se infecta novamente pelo mesmo sorotipo, mas ainda está susceptível aos outros, ou seja, uma pessoa pode ter dengue mais de uma vez.

Existem 4 tipos de dengue, o vírus Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4, em todos esses os sintomas citados podem aparecer, quando se trata de dengue hemorrágica, dor abdominal intensa, manchas roxas pelo corpo, sangramentos, sudorese, desmaios e outros. A gravidade desse tipo está relacionada diminuição da pressão sanguínea que pode até levar a óbito.

Como é feito o diagnóstico da dengue?

O diagnóstico clínico é baseado nos sintomas, no exame físico e no laboratorial. Dentre os exames laboratoriais são feitos o hemograma e a sorologia para dengue. O exame rápido, também oferecido como opção para detecção da dengue, tem um resultado em poucos minutos e pode apontar a presença do vírus da doença.

Como podemos prevenir a doença?

A maneira mais eficaz de prevenção é evitar a proliferação do mosquito cobrindo locais em que haja água acumulada, sejam eles quaisquer recipientes, pois mosquito deposita os seus ovos poças de água limpa acumulada.

TAGS: